Resenha: Saga de A Seleção - Kiera Cass - Fernanda Abe

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Resenha: Saga de A Seleção - Kiera Cass



 No dia 3 de maio estará sendo lançado A Coroa, o último volume da saga de "A Seleção" - que já se encontra em pré-venda, online. Para comemorar o final da trilogia que hoje na realidade se finaliza sendo uma série de cinco volumes, irei contar um pouco desta cativante história.

 Como revela a capa dos livros e com títulos sugestivos, "A Seleção" ocorre em Illéa - um país pós guerra, dividido em oito castas, sendo a primeira representada pela família real. Uma monarquia de leis arcaicas, considerando que se passa num futuro onde tudo o que conhecemos hoje foi alterado, como: a censura, divisão dos países e continentes, acesso a informações gerais e as próprias castas (onde seus relacionamentos, sucesso profissional e o financeiro é determinado por ela, independente de suas habilidades).


 Nos três primeiros volumes A Seleção, A Elite e A Escolha - conhecemos America Singer, uma adolescente de dezesseis anos, da casta nº5 (onde todos são artistas atuantes no teatro, circo, artes ou música), possui quatro irmãos e um namorado - secreto, Aspen Leger de casta inferior. 

 A Seleção é uma espécie de reality show, onde todas as garotas do reino de idade apropriada, independente da casta, são convidadas a concorrer pelo coração do príncipe Maxon Schreave que em breve governará o país. Dentre todas as inscritas, 35 moças são selecionadas para conviver no palácio, onde terão aulas de etiqueta, comportamento, postura e política. Além de conviverem com a família real - durante suas semanas até Maxon ter a sua escolhida - elas são convidadas a encontros com o príncipe, participam de festas com a realeza de países aliados e aprendem a lidar com situações adversas.

 Em A Herdeira e A Coroa, se passa em um futuro mais a frente. O príncipe Maxon é então rei e Eadlyn é sua filha, princesa - a primeira da linha de sucessão ao trono. Que de início completamente contra a uma nova seleção, resolve ceder ao pedido de seus pais e após um acordo, aceita.

 Certo dia o kit dos três primeiros volumes estava em promoção e como a capa é bonita e já tinha visto várias pessoas conhecidas lendo... Resolvi comprar, sem nem ler direito a respeito. A primeira impressão é de um conto clichê de triângulo amoroso, um bando de menina se matando pra ser rica (ou só pegar status de princesa mesmo), aquele romance proibido e aquele cara que você chuta (literalmente) e depois se apaixona. Muitas pessoas não gostaram MESMO dos livros por conta disso, mas no meu ponto de vista, a história é MUITO mais que isso.

 America se inscreve contra a sua vontade, acreditando que nunca seria escolhida. Após selecionada se incentiva a continuar, apenas pela ajuda financeira que recebe semanalmente por estar participando, pois sendo uma nº5, a família passa por certas dificuldades. Maxon se mostra alguém que é muito mais que o riquinho mimado que vai mandar no país e as outras concorrentes também dispõem de personalidades marcantes. A população de Illéa é insatisfeita, tem os rebeldes radicais, o Rei Clarkson extremamente autoritário e uma questão de interesses e preconceitos bem forte.

 A história te prende, você aprende a amar os personagens e torcer pela felicidade deles. Não é todo mundo que tem um final feliz e também acontece de você mudar de opinião quanto a quem julga ser bom ou mau.

 Em A Herdeira você cria um sentimento que repele a sua vontade de ler, justamente por não se tratar mais de America e Maxon, mas de Eadlyn... O que depois de iniciar a leitura, some completamente. Em tantos anos depois, o mundo está diferente e a forma que as pessoas reagem também.

Recomendo a leitura, ela é leve e jovem, mas nem um pouco boba como aparenta.
Bônus - Contos da Seleção
 Neste livro você consegue ver um pouco do ponto de vista de outros personagens, além de ter extras sobre a história como a árvore genealógica, entrevista com a Kiera Cass e playlist de cada livro.

Jimmy Eat World - The Middle
Ei, não risque seu nome da lista ainda. Só na sua cabeça você se sente deixada de lado. ♪

— Não sou misteriosa — cortei.
— É um pouco. E às vezes as pessoas não sabem se interpretam o silêncio como confiança ou medo. Elas te olham como se você fosse um inseto para que você talvez se sinta como se fosse.
 - The Selection

2 comentários:

  1. Caraca, não acredito que já vai sair o último livro e eu não comecei a ler. Eu só vi elogios, e eu fiquei bem curiosa para conhecer mais na época. Vou ver se pego os quatro livros mais sérios.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

@_fernandaabe